5 filmes para começar a gostar de cinema.

14/08/2024

Olá amigos primeiramente eu gostaria de dar as boas vindas a todos os leitores desse post, estou muito feliz de ter um espaço para poder escrever sobre diversos temas com a maior liberdade possível, eu decidi para inaugurar o site como primeiro texto algo que seja mais amplo e nada melhor do que lista de recomendações e essa aqui principalmente, uma lista de 5 filmes que eu recomendo para quem ta querendo sair do comum dos filmes e ta querendo ver algo diferente, algo mais cinematográfico pode se dizer, logico que essa lista aqui é feita para aquele tipo de pessoa que esta acostumada a ver grandes blockbusters, apenas filmes recentes e ta acostumada com essa estrutura de filme atual, não colocarei filmes que esse tipo de pessoa sentirá um grande choque ao assistir, mas sim que seja diferente do comum e essa pessoa comece a ter um interesse maior por cinema e desta forma vá atrás de cada vez mais se aprofundar, posso ate fazer uma parte dois dessa lista, enfim, vamos para as recomendações!


1 - Clube da Luta (1999)

Imagem do Post


sim amigos cinéfilos, eu sei, eu sei, pra quem ja esta mais adentro da cinefilia é comum julgar esse filme ou simplesmente preferir outros, eu mesmo tambem prefiro, mas foi um filme mto importante para mim la no inicio da minha cinefilia e entao acho que é uma recomendação valida para quem está acostumado apenas com os blockbusters, aqui vemos alguns usos de estruturas de roteiros que ja fora mto usada mas hoje em dia se perdeu entre as grandes produções, clube da luta é um filme que vai cativar muitas pessoas, fará com que a chama do cinema possa reacender e ela fique com vontade de ver outros filmes que a choquem tbm e assim a vontade de ver coisas diferentes estará estabelecida, que é o objetivo desse post.

2 -Jogo de cena (2007)

Imagem do Post


Para mim a maior perda de alguém que só acompanha o mainstream de cinema é ficar presa a um pais só que é o EUA, claro os filmes dele são maravilhosos ninguém aqui esta desmerecendo isso, mas acho que a melhor parte do inicio de uma cinefilia é a descoberta do cinema de outros países, você ve uma forma de fazer filme completamente diferente do que esta acostumada, inicialmente pode ser ate um pouco chocante mas você entra em contato com uma cultura totalmente diferente e um novo jeito de ver as coisas, é lindo, e nada melhor do que começar pelo nosso próprio país, a gente cresce acostumado a relacionar o nosso cinema com a comedia e como algo inferior, mas e se eu te dissesse que o Brasil é um dos meus 5 paises favoritos de cinema?? Temos MUITA coisa boa aqui que é soterrada pela grande produção de filmes americanos e ficamos invisíveis, tanto que nessa lista aqui temos logo dois filmes brasileiros fenomenais, o primeiro escolhido é o meu favorito pessoal, JOGO DE CENA.
O filme é na verdade um documentário, uma mistura de realidade e ficção, aqui acompanhamos o diretor Eduardo Coutinho que coloca em um jornal que estaria pagando para pessoas contarem suas historias de vida em um estúdio, com o único requisito de que sejam boas historias, e ao mesmo tempo ele contrata atrizes para reencenar essas cenas, nós não sabemos quem é atriz, quem é a real dona daquela historia, a realidade e a ficção se misturam e mostram como na verdade cinema é mentira, é quem consegue melhor enganar o espectador, aqui já podemos ver de uma visão de fora de como funciona o cinema e claro, acompanhar historias lindas sendo contadas por pessoas comuns do dia a dia, demonstrando a essência da nossa população, é impossível você ser brasileiro e ao ouvir uma dessas historias não se conectar com alguma, é lindo, divertido, curtinho e maravilhoso tentar adivinhar oque é real e o que é encenação.

3- Memórias de um assassinato (2003)

Imagem do Post


Seguindo novamente com o objetivo de acabar com preconceito de cinema de outro país além dos EUA eu trago aqui memórias de um assassinato. O cinema sul-coreano tem tomado uma grande popularidade desde a vitória de Parasita no Oscar e eu fico muito feliz, no inicio da minha cinefilia foi o cinema que eu mais maratonei e amei assistir, e eu acho que recomendar Parasita já é batido, se você ainda não assistiu por favor assista, mas eu escolhi aqui mais um filme do mesmo diretor, que pessoalmente gosto mais que parasita, memorias de um assassinato é um thriller fenomenal que você sente a tensão dos personagens durante o filme inteiro, é um filme de desvendar assassinato então esse tipo de filme sempre prende muito bem os espectadores e eu acho que seria uma boa entrada para o cinema sul-coreano, junto com parasita, o diretor Bong Joon-ho é um ótimo diretor que consegue muito bem misturar a essência do cinema coreano mas também pegar bastante do cinema americano, deixando assim, mais palatável para o tipo de pessoa que não esta acostumada com o cinema da Coreia do Sul.

4- O Homem que copiava (2003)

Imagem do Post


Mais um filme brasileiro! Um dos diretores mais influentes da historia, senão o mais, é Alfred Hitchcock, várias das suas estruturas de fazer cinema foram copiadas depois dele, não só copiadas mas também como ele foi tao influente elas adentraram o jeito de fazer cinema de um modo que mesmo uma pessoa que nunca viu um filme do Hitchcock ao assistir outros filmes mesmo sem perceber ela está vendo um filme com estrutura Hitchcockiana. Alguns autores decidiram não esconder a sua influencia e colocam em seus filmes, de forma mais clara diversas dessas estruturas de roteiro e gravar, e pra mim o filme que demonstra essas essências do diretor mias influente de todos e é mais acessível para qualquer um é “O homem que copiava” do Jorge Furtado, aqui temos diversas dessas estruturas, mas a principal é o Voyeurismo, sim eu sei que muita gente ao ler essa palavra associa a coisas mais maliciosas, mas não, aqui estou me referindo ao ato de observar alguém sem ser visto, ou seja, a essência do cinema, já que o espectador de um filme esta sentado, geralmente em uma sala escura, observando uma historia se revelando na sua frente. Enfim, além das referencias estruturais ao grande diretor, O homem que copiava conta uma história extremamente cativante, com um ótimo humor, atuações e um desenrolar da historia fenomenal, super recomendado!


5- Psicose (1960)

Imagem do Post


E para finalizar eu deixei Psicose do próprio Hitchcock, sim eu sei, uma lista de recomendações para iniciantes em cinema e logo já coloca um filme dos anos 60 preto e branco? SIM!
Psicose para mim é um desses filmes que se sobressai do tempo em que foi feito, a estrutura do filme é tão a frente do seu tempo que mesmo a geração mais nova que não esta acostumada com esse tipo de filme, se tiver um pouquinho de motivação em querer ver algo diferente terá uma grande surpresa, e também quis deixar Psicose pois é um filme de terror e o gênero do horror desde sempre sofre um preconceito gigantesco, seja por aqueles que não o consideram “cinema de verdade” ou até por aqueles que tem medo mesmo, Psicose é de terror mas relaxem medrosos pois ele não ira te dar muito medo não, o filme tem um dos melhores plot twists que já vi, um suspense tenso que a historia vai desenrolando você so quer saber o resultado do conflito e quando ve o filme inteiro já passou, tirem o preconceito de filme em preto e branco e do gênero de terror e assistam essa obra-prima, confiem em mim vocês irão amar! E se gostarem, uma porta imensa será aberta para você, seja com o gênero de horror mas também com filmes em preto em branco.

Eu acho que é isso pessoal, esse foi um texto feito as pressas para inaugurar o Blog, capaz de no futuro eu fazer uma versão 2.0 deste mesmo, mas eu gostaria de agradecer se você leu até este ponto, os filmes caso não sejam possíveis de encontrar em streamings meu instagram e letterboxd estão na pagina sobre mim, podem me chamar que eu passarei como assisti. Um abraço para todos e até mais.

Leonardo Miranda Bezerra